Solte a criatividade e capriche nos quitutes

1 – NUM SÓ LUGAR

Monte “ilhas gastronômicas” (Foto: Gus Wanderley)

Se você vai comemorar em casa e não quer contratar garçom, uma boa solução é montar ilhas gastronômicas, uma delas, para atender os adultos. Pode ter uma mesa com os salgados, outra com doces e outra com bebidas, por exemplo. Isso deixa tudo mais dinâmico: os convidados não precisam ficar sentados à mesa ou ansiosos, esperando a comida passar. E você também economiza com alguém para servir e deixa as pessoas bem mais à vontade. Apenas  não esqueça de repor os alimentos, sempre!

2 – SABORES

Se quiser servir suco natural, os mais indicados são os de abacaxi, morango e acerola, pois não escurecem ou amargam. Água de coco também é uma boa opção, pois é bem-aceita pelas crianças.

3 – BEM NUTRITIVO

Salada de frutas (Foto: Fazendo a festa/GNT)

É interessante manter uma estação de frutas ou comidas mais saudáveis. A nutricionista infantil Veridiane Sirota, de Curitiba (PR), tem algumas dicas, como  geladinhos caseiros à base de frutas e sanduíches naturais. “Ainda dá para oferecer as frutas em copos, pois podem ser mais bem-aceitas. Para ficar muito apetitoso, para o paladar e a visão, você ainda pode organizá-las como um arco-íris, em camadas”, sugere.

4 – MESAS BAIXAS

Prepara uma mesa só para as crianças (Foto: Bruno Marçal/Editora Globo)

“Antes, o mais comum era montar uma ‘estação’ de doces intocável. Ainda dá para fazer assim, mas é legal dispor também de outra mesa menor e mais baixa, voltada para as crianças”, diz Renata Bastos, da Felicità Festa, de São Paulo (SP). Assim elas não precisam passar vontade e esperar o “parabéns” para comer um delicioso brigadeiro.

5 –  NA SUJEIRA

  Use suqueiras (Foto: Gus Wanderley)

Quanto às bebidas, se não tiver garçom, o melhor é deixar em uma mesa onde os convidados possam se servir normalmente. Uma dica é deixar sucos naturais e até água saborizada em suqueiras que, aliás, ficam lindas e ajudam a decorar. Use canetinha ou uma plaquinha de lousa para informar o sabor.

6 – APETRECHOS AMIGOS DO MEIO AMBIENTE

As bebidas ganham um charme extra se forem servidas com canudos recicláveis coloridos e, para a festa ser o mais sustentável possível, que tal usar taças ou copos de plástico duro, que podem ser reutilizados depois ou até mesmo ser levado como lembrancinha? Os copos personalizados podem ter o nome do aniversariante, a idade ou, ainda, uma frase para o convidado sempre lembrar da festa. Use a imaginação!

7 – COM A CARA DA FESTA

Sucos em garrafas criativas e customizadas (Foto: Fazendo a festa/GNT)

Aproveite o tema da celebração para personalizar tudo. Tudo mesmo! Até as garrafinhas e copos que serão usados para as bebidas. Capinhas de super-herói, lápis de cor, florzinha de feltro, apliques em craft ou até desenhos feitos com caneta permanente podem ser utilizados. Além dos utensílios ficarem mais bonitos, dependendo do material você ainda deixa os objetos mais fáceis e firmes para mãos pequenas segurá-los.

8 – PIQUENIQUE

Uma ideia legal, tanto para festa em casa como em bufê, é fazer “a hora do piquenique”. Assim, as crianças encaram esse momento como uma brincadeira, aproveitam para comer todos juntos e não vão para casa com fome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat