A escolha dos doces é a cereja do bolo para qualquer festa. Mas lembre-se: os docinhos devem ser oferecidos com moderação e só aos maiores de 2 anos.

  • 1. Cupcake gourmet de cappuccino: sirva essa gostosura em sua festa.

Ingredientes

Massa
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 4 colheres (sopa) de manteiga
. 2 colheres (sopa) de margarina
. 1 ovo
. 1 xícara (chá) de farinha de trigo
. 1/3 de xícara (chá) de leite
. 1 colher (sopa) de essência de baunilha
. 1 colher (chá) de fermento em pó
. 1 colher (chá) de café solúvel dissolvido
. 1 colher (café) de canela em pó

Recheio
. 1/2 caixa de leite condensado
. 1 colher (sopa) de chocolate em pó com 50% de cacau
. 1 colher (chá) de café solúvel
Cobertura
. 200 g de chocolate branco
. 100 ml de creme de leite de caixa
. 1 colher (sopa) de mistura pronta para cappuccino em pó
Decoração
. Confeitos coloridos de sua preferência

Modo de preparo

Massa
Coloque na vasilha da batedeira o açúcar, a manteiga e a margarina, a gema do ovo, metade do leite e a essência de baunilha. Bata até virar um creme mais claro. Junte, intercalando, a farinha de trigo peneirada e o restante do leite, mexendo delicadamente com uma espátula. Coloque o fermento em pó peneirado e misture. Acrescente o café e a canela. Por último, a clara batida em neve. Misture bem. Distribua em partes iguais entre dez forminhas para cupcakes e asse em forno médio por 15 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.

Recheio
Faça um brigadeiro mole com o leite condensado, o chocolate e o café solúvel. Espere esfriar e faça buracos no topo de cada cupcake, centralizados, tirando uma pequena parte do bolo e deixando um tampo para fechar. Coloque recheio em cada cupcake e feche com a tampa.

Cobertura
Leve ao fogo o creme de leite e deixe esquentar um pouco. Acrescente o chocolate picado, mexendo até derreter. Transfira para a geladeira e deixe
por dez minutos para ficar mais firme. Coloque em um saco para confeitar, com um bico de sua preferência, e faça um caracol (ou outro formato) sobre cada cupcake. Polvilhe o cappuccino em pó por cima e decore com os confeitos.

Dica: se preferir, varie a receita e use chocolate escuro ou chantilly na cobertura dos cupcakes. Você também pode adicionar gotas de chocolate à massa.

  • 2. Bombom casadinho trufado: gostosura para dar ou vender.

Ingredientes

. 2 latas de leite condensado
. 100 g de coco ralado
. 3 colheres (sopa) de manteiga
. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 400 g de cobertura hidrogenada de chocolate meio amargo
. 50 g de coco seco ralado

Modo de preparo

Prepare o beijinho
Coloque 1 lata de leite condensado, coco ralado e 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela em fogo médio. Vá mexendo até que o doce fique consistente e solte do fundo. Deixe esfriar e reserve.

Prepare o brigadeiro
Junte 1 lata de leite condensado, o chocolate em pó e 1 colher (sopa) de manteiga. Leve ao fogo médio por cerca de 20 minutos, até que comece a desprender do fundo da panela dando ponto de enrolar. Passe para um refratário untado e deixe esfriar. Depois de frio, com 1 colher (chá), enrole bolinhas e reserve.

Abra com as mãos uma porção de beijinho (cerca de 1 colher de sopa) e coloque no centro uma bolinha de brigadeiro. Enrole a mistura dando formato de bombom e acomode-os sobre uma superfície forrada com papel-manteiga. Leve à geladeira.

Para banhar e finalizar, derreta a cobertura hidrogenada em banho-maria. Com um garfo, mergulhe cada trufa na cobertura derretida e retire dando algumas batidinhas para eliminar o excesso e obter um banho fino e uniforme. Coloque novamente sobre a superfície forrada com papel-manteiga e faça arabescos com a própria cobertura. Espere secar e sirva.

  • 3. Bombom de morango: aproveite a época da fruta.

Ingredientes

. 100 g de morangos
. 1 lata de leite condensado
. 200 g de leite em pó desnatado
. 300 g de chocolate ao leite ou meio amargo

Modo de preparo

Lave bem os morangos, retire os talinhos e coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de líquido. Numa tigela média, misture o leite condensado com o leite em pó e mexa até formar uma massa macia. Se necessário, acrescente mais leite em pó. Com essa massa, molde bolinhas e achate-as com a palma das mãos. Envolva cada morango com a massa. Coloque os morangos sobre papel-manteiga e deixe secar durante 15 minutos. Derreta o chocolate ao leite ou meio amargo de acordo com as instruções da embalagem. Com um garfo, banhe os bombons no chocolate. Leve à geladeira até secar. Sirva em seguida.

Dica: se quiser, recheie com uvas-passas, nozes ou cereja .

  • 4. Pipoca caramelada, para deixar sua festa ainda mais gostosa.

Ingredientes

. 4 colheres (sopa) de azeite  
. 1 xícara (chá) de milho para pipoca  
. 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Em uma panela própria para fazer pipoca, ponha o azeite, o milho e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até o açúcar ficar com cor de caramelo claro. Cuidado para não queimar. Tampe a pipoqueira e abaixe o fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos ou até estourarem os grãos. Retire a panela do fogo e transfira o milho estourado para uma tigela. Arrume a pipoca em saquinhos individuais e sirva, em seguida, em tigelas.

Dica: se você não tiver a panela própria, sacuda a panela normal pelo cabo durante o cozimento.

  • 5. Canudinho de chocolate: é bom demais.

Ingredientes

Massa
. 250 ml de leite morno
. 3/4 de xícara (chá) de óleo
. 3 ovos
. 2 tabletes de fermento biológico (30g)
. 7 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 5 colheres (sopa) de açúcar
. 1 pitada de sal
. 1 gema batida para pincelar
Recheio
. 1 lata de leite condensado
. 1 lata de creme de leite
. 1 colher (sopa) de margarina
. 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
. Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

No liquidificador bata o leite, o óleo, os ovos e o fermento esfarelado. Reserve. Em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar e o sal. Aos poucos acrescente a mistura do liquidificador e mexa bem com uma colher de pau. Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo, coloque a massa e trabalhe até desgrudar das mãos. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume.

Em seguida abra a massa com um rolo e corte em tiras de 0,5cm de largura. Enrole cada tira em canudinhos de alumínio e deixe descansar por 20 minutos. Distribua em assadeiras levemente untadas com margarina e asse no forno preaquecido a 180º até dourar. Deixe esfriar e desenforme.

Recheio
Em uma panela, misture o leite condensado, o creme de leite, a margarina e o chocolate em pó. Leve ao fogo brando e mexa sem parar até engrossar. Deixe esfriar. Recheie os canudos e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Dicas: as formas de alumínio para canudinhos são encontradas em lojas de produtos para festa.

  • 6. Donuts de chocolate: alegria das crianças e dos adultos.

Ingredientes

. 15 g de fermento biológico
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 2 ovos
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 2 colheres (sopa) de margarina
. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Recheio
. 400 g de chocolate picado
. 4 colheres (sopa) de creme de leite sem soro
. Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo

Dissolva o fermento no leite morno. Acrescente os ovos, o açúcar, a margarina e aos poucos a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar homogênea e firme. Deixe descansar até a massa dobrar de volume. Em uma superfície lisa e enfarinhada abra a massa e com um cortador faça círculos de aproximadamente 8 cm de diâmetro. Com um cortador menor retire o centro para formar as rosquinhas. Ponha-as em uma assadeira untada com margarina e deixe crescer novamente. Leve ao forno e asse durante 30 minutos. Espere esfriar e corte-as ao meio.

Recheio
Derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de leite. Deixe esfriar bem e bata na batedeira até ficar um creme liso e brilhante. Recheie os donuts e polvilhe o chocolate em pó. Sirva quente ou frio.

Dicas: você pode variar o recheio usando creme de baunilha ou de laranja.

  • 7. Camafeu de nozes: um pedaço do paraíso.

Ingredientes

. 250 g de nozes trituradas
. 2 latas de leite condensado
. 1 colher (sopa) de chocolate em pó
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 3 ovos
. 3 gemas
. 250 g de fondant comprado pronto
. Nozes cortadas ao meio para decorar

Modo de preparo

Em uma tigela, misture as nozes trituradas, o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga, os ovos, as gemas. Leve ao fogo baixo, mexendo bem, sem parar, até que a mistura se solte do fundo da panela. Deixe a massa esfriar e enrole no formato de um croquete. Banhe cada docinho no fondant e retire o excesso. Decore com as nozes partidas ao meio e deixe secar. Sirva quando o fondant estiver firme. 

Dica: o fondant é encontrado pronto em lojas de produtos para doces.

  • 8. Cajuzinho de chocolate: surpreendente no sabor.

Ingredientes

.1 kg de amendoim sem pele torrado
.3 claras,4 colheres (sopa) de açúcar
.4 colheres (sopa)  de chocolate em pó
.1 colher (sopa) de manteiga
.Manteiga
Para decorar
Forminhas de papel para docinhos e rendinha,40 amendoins sem pele torrados     

Modo de preparo

No liquidificador triture o amendoim até formar uma farofa. Numa batedeira, bata as claras em neve. Em uma tigela grande, misture a farofa de amendoim, o açúcar, o chocolate em pó, a manteiga e as claras batidas em neve até formar uma massa homogênea. Unte as mãos com manteiga, modele os cajuzinhos, passe no açúcar e decore com um amendoim. Coloque em forminhas de papel.  

Dica: nas festas infantis, substitua uma parte dos brigadeiros pelos cajuzinhos de chocolate.

9. Beijinho: um clássico.

Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de leite condensado
. 3/4 de xícara (chá) de coco fresco ralado
. 4 gemas passadas pela peneira
. 1 xícara (chá) de coco seco ralado
. Cravos-da-índia

Modo de preparo

Coloque os três primeiros ingredientes numa panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau, até engrossar e aparecer o fundo da panela. Retire da panela e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas com uma colher (chá) da mistura e, depois, passe-as no coco seco. Enfeite cada beijinho com um cravo.

  • 10. Quindim: rápido e diferenciado.

Ingredientes

. 2 vidros de leite de coco de 200 ml
. 3 xícaras (chá) de açúcar
. 120 g de margarina derretida
. 100 g de coco ralado
. 16 gemas peneiradas 

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e coloque em fôrmas próprias para quindins, untadas com margarina e polvilhadas com açúcar. Asse em banho-maria por 45 minutos. Desenforme e coloque em forminhas.

11. Beijinho doce de morango: um fantástico docinho.

Ingredientes

Massa
.150 g de morango médio
.1 caixinha de leite condensado
.1 xícara (chá) de coco ralado
.2 colheres (sopa) de óleo
Recheio
.18 morangos médios
.1 xícara (chá) de açúcar cristal 

Modo de preparo

Massa
Limpe e lave os morangos. Ponha no copo do liquidificador e junte o leite condensado, o coco e o óleo. Bata até ficar um creme homogêneo. Transfira para uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe, sem parar de mexer, até se soltar do fundo da panela. Retire do fogo e despeje a massa em um prato molhado. Deixe descansar por dez minutos.

Recheio
Limpe e lave os morangos. Seque-os com cuidado com papel-toalha para não amassá-los. Com as mãos untadas, modele 18 bolinhas e ponha um morango dentro de cada uma. Passe-as no açúcar cristal e, se desejar, arrume-as em forminhas de papel. 

Dica: este docinho também faz o maior sucesso em festas infantis. Experimente!

  • 12. Bala de caramelo: não dá para comer uma só.

Ingredientes

.1 kg de açúcar
.200 g de doce de leite
.200 g de chocolate ao leite em pedaços
.1 colher (sopa) de margarina
.1 copo (americano) de água

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto. Deixe ferver até dar o ponto de bala. Para verificar o ponto, ponha um pires com água fria na pia e pingue a mistura: se ela ficar dura e com jeito de enrolar, está pronta. Despeje em um mármore molhado e deixe amornar. Corte pequenos pedaços do caramelo e ponha em uma travessa com água e gelo. Espere começar a endurecer e enrole com as mãos molhadas. Deixe secar sobre uma assadeira e embrulhe com papel de bala.

Dica: embrulhe muito bem as balas. Elas vão durar 1 semana.

  • 13. Doces graciosos de Marzipã .

Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de leite em pó instantâneo
. 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro 
. 1/2 xícara (chá) de leite de coco
Para pintar e decorar
. Corante alimentício verde e vermelho
. Cravo-da-índia

Modo de preparo

Numa tigela, peneire o leite em pó e o açúcar de confeiteiro. Acrescente o leite de coco aos poucos, amassando a mistura até formar uma massa que não grude nas mãos. Faça bolinhas e depois molde maçãs e peras. Coloque um palito em cada uma das frutinhas e deixe secar por 1 hora. Segure a frutinha pelo palito e, com um pincel macio, as pinte usando o corante alimentício. Espete o palito com os docinhos pintados em um isopor e deixe secar. Retire os palitos e finalize com um cravo-da-índia formando os cabinhos. Coloque as frutinhas em forminhas de papel e arrume-os em uma caixa de bombons com capacidade para 12 docinhos.

14. Trufa de biscoito e chocolate.

Ingredientes

. 200 g de chocolate meio amargo
. 1 pacote de biscoito maisena triturado
. 100 g de margarina em temperatura ambiente
. 1/2 xícara (chá) de leite condensado
. 1/2 xícara (chá) de creme de leite
. 1 1/2 xícara (chá) de coco ralado

Modo de preparo

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Em um recipiente, ponha o biscoito, a margarina, o chocolate derretido, o leite condensado, o creme de leite e 1/2 xícara de coco ralado. Misture bem até formar uma massa. Cubra e leve à geladeira durante 2 horas. Modele as trufas, passe no restante do coco ralado e sirva.

Dica: se preferir, passe as trufas em chocolate branco ralado. 

  • 15. Docinho de abacaxi: pequena delícia para sua festa.

Ingredientes

Massa
· 4 abacaxis
· 1/2 kg de coco ralado
· 1 kg de açúcar
Cobertura
· 700 g de fondant (à venda nos supermercados e casas de produtos de festa)
· 150 g de coco ralado seco

Modo de preparo

Descasque, rale e escorra as polpas dos abacaxis. Em uma panela, misture o abacaxi e o açúcar e cozinhe. Acrescente o coco ralado e cozinhe até começar a soltar do fundo da panela. Modele os docinhos, passe no coco ralado e banhe no fondant derretido em banho-maria. Sirva em forminhas pequenas.

16. Bala de brigadeiro: não há quem resista a essa delícia.

Ingredientes

Calda
· 2 xícaras (chá) de açúcar
· 1 xícara (chá) de água
· 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
Brigadeiro
· 2 latas de leite condensado
· 1 1/2 colher (sopa) de margarina
· 5 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de preparo

Calda
Misture os ingredientes e leve ao fogo alto por dez minutos ou até começar a amarelar. Retire do fogo e teste o ponto: ponha um pouco da calda em uma xícara (chá) de água e veja se ela fica dura e crocante.


Brigadeiro
Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer até se soltar do fundo da panela. Despeje em um prato umedecido e deixe esfriar. Enrole os brigadeiros com as mãos untadas e, espetando cada um aem um palito, passe na calda.

  • 17. Bicho de pé: fácil, rápido e a criançada adora.

Ingredientes

· 3 folhas de gelatina vermelha sem sabor
· 2 colheres (sopa) de água quente
· 1 lata de leite condensado
· Açúcar para enrolar
· Folhas verdes para decorar

Modo de preparo

Hidrate as folhas de gelatina na água quente e misture com o leite condensado. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até que engrosse. Ao se soltar do fundo da panela, ponha o doce em um prato umedecido. Deixe esfriar, enrole como brigadeiro, passe no açúcar e enfeite com a folhinha verde.

18. Brigadeiro: receita tradicional que a família toda adora.

Ingredientes

· 6 colheres (sopa) de chocolate em pó peneirado
· 4 colheres (sopa) de manteiga
· 2 latas de leite condensado
· 1 xícara de chocolate granulado
Acessório
· Forminhas de papel

Modo de preparo

Numa panela média, misture todos os ingredientes, exceto o chocolate granulado. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que, ao inclinar a panela, se solte do fundo. Espalhe a mistura numa travessa untada com manteiga e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe no chocolate granulado. Coloque os docinhos nas formas de papel.

19. Casadinho: o verdadeiro par perfeito.

Ingredientes 

Massa branca 
. 2 latas de leite condensado 
. 1 colher (sopa) de manteiga 
. Açúcar cristal para polvilhar 
Massa marrom 
. 2 latas de leite condensado 
. 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 
. 1 colher (sopa) de manteiga 
. Açúcar cristal para polvilhar

Modo de preparo

Faça a massa branca
Leve ao fogo baixo o leite condensado com a manteiga em uma panela de fundo grosso. Mexa com uma colher de pau até o doce soltar do fundo da panela. Despeje em um prato untado e deixe esfriar. 

Prepare a massa escura da mesma maneira. Com as mãos untadas faça bolinhas com a massa branca e com a massa marrom. Una as bolinhas alternando as duas cores e polvilhe com o açúcar cristal.

Dica: experimente alternar o docinho bicho-de-pé (brigadeiro rosa) com a massa branca ou escura.

  • 20. Olho de sogra de maracujá: delícia para sua festa.

Ingredientes

. 500 g de ameixa preta sem caroço
. 2 pacotes de coco ralado (220 g)
. 1 lata de leite condensado
. 3 gemas peneiradas
. 3/4 de xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
. 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
. Açúcar cristal

Modo de preparo

Corte as ameixas ao meio, no sentido horizontal, sem chegar até o fim. Reserve. Em uma panela, coloque o coco ralado, o leite condensado, as gemas, o suco de maracujá e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Despeje em um prato untado e deixe esfriar completamente.

Montagem: Faça bolinhas com este doce e coloque dentro das ameixas. Passe a parte do recheio que fica para fora da ameixa no açúcar cristal e coloque em fôrmas para docinhos.

  • 21. Bala de coco: irresistível.

Ingredientes 

. 250 g de coco ralado seco sem açúcar
. 1 1/2 xícara de leite condensado 
. 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Caramelo 
. 3 xícaras de açúcar 
. 1 xícara de água 
. 1/4 de xícara de vinagre
Para untar 
. Manteiga sem sal
Acessórios 
. Assadeira grande untada com manteiga 
. Papel celofane 
. Fitas coloridas

Modo de preparo

Numa panela, misture o coco com o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por oito minutos ou até a mistura se desprender do fundo da panela.

Retire do fogo e transfira para um prato ou travessa untada com manteiga e deixe esfriar.  Com as mãos untadas com manteiga, modele bolinhas de coco com meia colher (sopa) e reserve.

Caramelo
Numa panela média, misture o açúcar com a água e o vinagre e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até todo o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 15 minutos ou até a calda ficar dourada, quando terá alcançado o ponto de bala dura (ao mergulhar um pouco da calda em um copo com água fria, modele uma bolinha. Estará no ponto se mantiver a forma).

Retire do fogo e mergulhe aos poucos as bolinhas de coco na calda. Retire com uma colher e deixe escorrer o excesso de caramelo.

Transfira as balas para a assadeira e deixe até endurecer. Depois de frias, embrulhe-as em papel celofane e amarre com fitas coloridas. Elas duram até dois dias fora da geladeira.

  • 22. Brigadeiro com uvas: cubra com chocolate granulado chumbinho.

Ingredientes

. 1 colher (sopa) de manteiga sem sal 
. 1 lata de leite condensado 
. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 
. 25 uvas-itália ou thompson verde
Cobertura
. Chocolate granulado chumbinho

Modo de preparo

Numa panela média, coloque a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pó. Leve ao fogo mexendo até ferver. Reduza a chama e cozinhe, mexendo até soltar do fundo da panela. Passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Pegue porções da massa e abra entre as mãos. Recheie com uma uva e enrole, respeitando o formato da fruta. Passe no chocolate e coloque em forminhas de papel para servir.

  • 23. Bem-casado: uma receita muito fácil dessa delícia.
Bem-casados.

Ingredientes 

Massa 
. 6 ovos  
. 6 colheres (sopa) de açúcar 
. 1/2 colher (café) de fermento em pó 
. 14 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
Recheio 
. 1/2 kg de doce de leite  
Calda 
. 2 xícaras (chá) de açúcar  
. 1/2 xícara (chá) de água 

Modo de preparo

Ponha na batedeira os ovos e o açúcar. Bata na velocidade média por 15 minutos ou até obter uma massa fofa e com bolhas de ar. Retire da batedeira, adicione lentamente o fermento em pó peneirado e mexa com uma escumadeira ou pá grande com furo no centro, em movimentos de baixo para cima. Acrescente a farinha de trigo também peneirada e misture delicadamente da mesma maneira. Não mexa com força para a massa não abaixar. 

Em uma assadeira untada e forrada com papel-manteiga, vá pingando a massa com uma colher de sobremesa, formando pequenos bolinhos com cerca de 4 centímetros de diâmetro. Deixe um espaço entre eles para não grudarem. Leve ao forno alto pré-aquecido por cerca de 4 a 5 minutos, ou até dourar. Retire os bem-casados do forno e deixe esfriar. Una os bem-casados, dois a dois, com o doce de leite e reserve.

Calda
Leve a água ao fogo e aqueça até ficar morna. Junte as duas xícaras de açúcar e mexa com uma colher de pau até dissolver. Mergulhe os bem-casados rapidamente e aos poucos, na calda fora do fogo, vire-os com um garfo, para que fiquem totalmente molhados. Escorra-os no próprio garfo, junto à panela, retire-os e coloque sobre uma grade para secar.

De vez em quando, pingue água morna na calda para que ela não resseque. Deixe os bem-casados secarem completamente. Se desejar, embrulhe-os primeiramente em papel celofane, depois em papel crepom colorido e amarre-os delicadamente com uma fita.

  • 24. Alfajor recheado: consegue resistir?

Ingredientes

. 220 g de farinha de trigo
. 1/2 colher (chá) de fermento em pó
. 100 g de margarina
. 135 g de açúcar
. 4 gotas de essência de amêndoa 
. 1 ovo
. 300 g de doce de leite
. 100 g de chocolate ao leite hidrogenado

Modo de preparo

Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo, faça um buraco no meio, coloque o fermento, a margarina, o açúcar e a essência de amêndoa. Misture bem os ingredientes, junte o ovo e misture sem trabalhar muito a massa. Leve à geladeira por 1 hora. Com o rolo, abra a massa na espessura de 0,5 cm. Corte os alfajores, coloque-os em uma assadeira sem untar e leve para assar por aproximadamente 20 minutos.

Espere amornarem e retire da assadeira. Deixe que esfriem completamente e una-os de dois em dois com o recheio do doce de leite. Faça a cobertura: derreta, em banho-maria, o chocolate ao leite hidrogenado. Banhe os alfajores.

Dica: para fazer alfajores de chocolate, diminua 30 g de farinha de trigo dos ingredientes da massa e acrescente 20 g de chocolate em pó.

  • 25. Amendoim açucarado: doce de infância

Ingredientes

. 500 g de amendoim cru com pele 
. 500 g de açúcar 
. 1 copo (americano) de água 
. 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

Ponha em uma panela de borda alta o amendoim cru com pele e leve ao fogo baixo. Mexa para o amendoim torrar, mas sem queimar. Acrescente o açúcar, a água e o sal. Mexa com uma colher de pau até o açúcar secar e grudar nos amendoins. Retire do fogo e espalhe em uma assadeira. Solte os amendoins grudados e deixe esfriar.

Dica: sirva em uma tigela de barro, panela ou canudos de papel para porções individuais.

26. Bombom de brigadeiro: inove no aniversário do seu filho.

Ingredientes

. 1 xícara (chá) de ameixa-preta sem caroço
. 1 lata de leite condensado
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 300 g de chocolate ao leite
. 100 g de chocolate branco

Modo de preparo

Com uma faca, pique bem as ameixas. Em uma panela, misture a ameixa, o leite condensado, o leite, a manteiga e o chocolate em pó. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar. Deixe esfriar e faça bolinhas. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas e banhe as bolinhas de ameixa. Coloque sobre papel-manteiga até secar. Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas e, com ele, decore os bombons.

Dica: substitua a ameixa por pêssego ou figo em calda picado.

  • 27. Palha italiana no palito: mais prático de comer.

Ingredientes 

. 1 lata de leite condensado  
. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó  
. 1 colher (sopa) de manteiga  
. 100 g de bolacha maisena
Cobertura
. 600 g de chocolate meio amargo hidrogenado picado

Modo de preparo

Despeje o leite condensado, a manteiga e o chocolate na panela. Ligue o fogo médio e mexa até obter ponto de brigadeiro. Em uma travessa, triture as bolachas. Despeje-as na panela com o brigadeiro ainda quente. Mexa.

Forre uma forma de 25 cm x 10 cm com filme plástico e despeje a massa. Alise-a. Cubra a fôrma com filme plástico e leve para gelar por uma hora. Desenforme. Molhe uma faca e corte quadrados de 4 cm x 4 cm.

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas na potência máxima, mexendo a cada minuto. Pegue o palito e mergulhe a ponta no chocolate derretido e depois espete no doce.

Mergulhe a palha italiana inteira no chocolate. Deixe escorrer bem. Espete o palito em uma placa de isopor e espere secar.

28. Macaron de amêndoa: um docinho sofisticado.

Ingredientes

Massa 
. 3 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro 
. 1 1/3 de xícara de amêndoas inteiras e sem pele
. 1/3 de xícara de cacau em pó 
. 6 ovos grandes (só as claras) 
. 1 colher (sopa) de açúcar
Recheio 
. 1/2 xícara de creme de leite 
. 3 colheres (sopa) de cacau em pó 
. 100 g de chocolate meio amargo  
. 1/2 xícara de manteiga gelada picada
Acessórios 
. Saco de confeitar com bico liso 
. Assadeira grande forrada com papel-manteiga

Modo de preparo

Aqueça o forno em temperatura média. No processador, pulse duas xícaras do açúcar de confeiteiro com as amêndoas até obter uma farinha homogênea. Junte o cacau em pó, o açúcar de confeiteiro restante e pulse até ficar homogêneo e obter uma farofa fina. 

Na batedeira, bata as claras até espumarem. Junte o açúcar e bata até obter picos firmes. Junte as claras batidas à farofa de amêndoas em quatro adições, misturando cuidadosamente com uma colher ou espátula.

Transfira uma porção da massa para o saco de confeitar e distribua  montinhos de massa sobre a assadeira forrada com papel-manteiga. Deixe um espaço de 2,5 cm entre os montinhos de massa.

Leve ao forno por dez minutos ou até que os biscoitos cresçam e, ao serem tocados, não se grudem na ponta dos dedos. Retire do forno e deixe amornar.

Quando esfriar, remova-os da assadeira com a ajuda de uma espátula fina e transfira para uma assadeira ou travessa. Deixe esfriar. Repita o processo com o restante da massa.

Recheio
Numa panela, aqueça o creme de leite até começar a levantar fervura. Junte o cacau e retire do fogo. Adicione o chocolate picado e a manteiga e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar completamente até engrossar.

Com uma colher pequena ou com o saco de confeitar, recheie os biscoitos com o creme de chocolate formando um sanduíche. Sirva em seguida ou reserve na geladeira, se bem fechados, por até uma semana.

  • 29. Pop Cake: vai deixar a criançada com água na boca.

Ingredientes 

. 1 bolo de chocolate de caixinha, preparado conforme as instruções da embalagem 
. 3/4 de xícara (chá) de doce de leite 
Cobertura 
. 300 g de chocolate para cobertura meio amargo picado 
. 15 varetas plásticas ou palitos de madeira para churrasco 
. Confeitos a gosto

Modo de preparo

Numa tigela, esfarele o bolo, junte o doce de leite, aos poucos, e amasse até obter uma mistura homogênea. Enrole bolinhas de cerca de 5 cm e leve à geladeira por aproximadamente uma hora. 

Em seguida, derreta 1/2 xícara do chocolate, passe 2 cm do palito nele e enfie nas bolinhas geladas. Reserve na geladeira até ficar firme.

Derreta o chocolate restante e passe as bolinhas, uma a uma. Decore com os confeitos de sua preferência.

Dica: para que sequem rapidamente e de maneira uniforme, enfie os pop cakes numa espuma de flores ou num isopor resistente.

  • 30. Whoopie: sanduíche doce redondinho com massa macia.

Ingredientes

Massa
· 1 e 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo
· 2/3 de xícara (chá) de chocolate em pó
· 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
· 8 colheres (sopa) de manteiga
· 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
· 1 ovo
· 1 colher (sopa) de essência de baunilha
· 1 copo (200 ml) de leite integral
Marshmallow
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 1 xícara (chá) de claras
. 1/2 xícara (chá) de água 
. 1 colher (sopa) de emulsificante
. Confeitos para decorar

Modo de preparo

Massa
Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga. Adicione cuidadosamente o ovo e, depois, o leite. Acrescente a farinha de trigo. Logo em seguida, adicione o chocolate em pó. Deixe bater até adquirir uma mistura homogênea. Acrescente o bicarbonato de sódio e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Coloque a massa em um saco de confeitar. Em uma forma com papel manteiga, pingue pequenas porções de massa, com cerca de 3,5 cm de diâmetro. Deixe um espaço entre cada uma das bolinhas para que elas não grudem umas às outras ao assar. Quem não possui saco de confeitar pode modelar delicadamente os bolinhos com a ajuda de colheres. Leve para assar em forno a 180º C por cerca de 12 minutos ou até que os bolinhos fiquem corados. Recheie com o marshmallow.

Marshmallow
Para fazer o creme, bata todos os ingredientes na batedeira até adquirir a consistência firme. Com a ajuda de um saco de confeitar, comece colocando o marshmallow na parte exterior do bolinho. Finalize pelo meio de forma generosa. Feche o “sanduíche” com outro bolinho, apertando-o delicadamente. Finalize decorando os whoopies com confeitos coloridos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *